Resenhas, artigos e contos

Resenhas, artigos e contos

Clube do Livro da Saraiva RJ com o autor Eduardo Spohr

A edição do Clube do Livro da Saraiva acontece todo final de mês no Rio Sul, geralmente com a participação de autores ou com a simples, mas não menos entretida, presença de leitores dispostos a debater sobre alguma temática literária, sob a mediação de Frini Georgakopoulos (como se pronuncia isso?), idealizadora do evento. As edições são bem movimentadas e atraem um grande público de leitores. Há alguns meses, a Frini deu uma entrevista em áudio para o site da Fantástica para quem quiser saber como surgiu a ideia para o Clube que já completou mais de três anos. 

Eu soube da existência desse evento pouco antes do meio do ano. Porém, por conta da distância, apenas vou nas edições em que meus autores favoritos, como Raphael Draccon e Eduardo Spohr, marcam presença. A última edição de 2012, no último dia 19 de Novembro, encerrou com a participação do autor de A Batalha do Apocalipse (resenhado aqui no blog) e trouxe mais de 120 leitores - um ótimo número não fosse a dificuldade para ganhar algum livro nos sorteios que sempre são realizados ao fim do evento. 

Dentre os assuntos, além do processo criativo do autor e do universo de seus livros, claro, não podia faltar a tão falada Jornada do Herói postulada por Joseph Campbell, no livro O Herói de Mil Faces, que o Spohr trouxe à tona para o conhecimento de muitos leitores e aspirantes a escritor. Houve espaços para perguntas, mas o "nerdenvergonhado" aqui acabou não indagando nada. Fica para uma próxima. Idem para fotos do evento. Tão frustante não ter uma câmera e contar apenas com a baixa qualidade do celular... Mas na página do evento no facebook, vocês podem conferir algumas fotos tiradas pelo NerdHub. Estou até marcado em algumas.

Fiquei mais de três horas em pé durante o evento, mas valeu a pena. Meu "eu" escritor fica inspirado toda vez que vejo e aperto a mão de um autor. Tanto que meu bloquinho de notas trabalhou durante a volta para casa.